11/10/2012

Gigante da Engenharia - Túneis




O gigante a ser utilizado na construção do túnel que vai ligar Ipanema à Gávea, ou seja a linha 4 do metro, conhecido vulgarmente como Tatuzão faz um serviço  subterrâneo e silencioso foi planejado e construído especificamente para obra do Rio de Janeiro, vai precisa percorrer 5,7 km como avança 15 metros por dia vai levar 380 dias começando em agosto de 2013  sem para vai concluir o túnel em setembro 2014 depois só colocar os trilhos, fazer a instalação elétrica e construir as estações, o governo promete entregar em dezembro de 2015, em processo de fabricação na Alemanha, o equipamento deve chegar ao Rio no primeiro semestre de 2013. Com 11 metros de altura, equivale a um prédio de três andares e pesa cerca de 2.000 toneladas, sendo o maior já utilizado na América Latina. esse equipamento já é muito utilizado pelo mundo a fora como também já foi utilizado em  São Paulo, um tatuzão semelhante foi utilizado para a expansão do metrô. De acordo com o governo do estado,  a Linha 4 vai transportar 300 000 passageiros diariamente e o trajeto entre a Barra e o Centro deverá ser feito em 30 minutos. Deverá estar pronta para testes em dezembro de 2015, para ser utilizada na Olimpíada de 2016. O custo estimado da obra é de R$ 5,6 bilhões.
                                          O EUROTÚNEL
O Eurotúnel, é o Túnel do Canal da Mancha, construido sob o fundo do mar e liga a Inglaterra com a França.Channel Tunnel, em inglês, le tunnel sous la Manche; em francês e ainda apelidado pelos britânicos como The Chunnel, é um túnel ferroviário submarino. A sua construção foi nuito demorada e durou cerca de 30 amos. O início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em Novembro de 1994. É o segundo maior túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo ‘’Túnel de Seikan’’ no Japão.
Curiosidade do Túnel: Quando as máquinas tatuzão se encontraram ao ligar os dois trechos um que vinha da França e outros da Inglaterra, ficou um dilema: As máquinas só iam para frente, mas como uma estava de frente para outra oque fazer? A solução foi enterrar definitivamente uma das máquinas abaixo do túnel para a outra ser retirada. A máquina escolhida para ser enterrada foi a Britânica. A máquina francesa seguiu então para a Inglaterra e por se tornar obsoleta foi sucateada.
Fontes: Wikipédia e National Geográfic
O Eurotúnel consiste em uma gigantesca obra da engenharia que interliga a Inglaterra à França. Como existe uma barreira geográfica entre os dois países, o canal da Mancha, foi preciso que o túnel fosse construído a 40 metros abaixo desse canal. A distância entre os dois países é de 50 km. Essa construção é composta por três túneis paralelos.

O Eurotúnel foi inaugurado em 1994, após oito anos de muito trabalho e um investimento de 16 bilhões de dólares, oriundo da França e da Inglaterra.

Os três túneis paralelos possuem funções distintas, dois possuem compartimentos usados para transportar caminhões, carros e passageiros, e o outro é usado para o sistema de ventilação.

O trajeto entre os dois países, feito em um trem (Eurostar), demora aproximadamente 35 minutos, em uma velocidade média de 160 km/h. O túnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos engenharia Civis.

A construção desse empreendimento foi sem dúvida um grande passo para a integração no seguimento político- econômia entre França e Inglaterra, além de amenizar o isolamento Britânico em relação ao que se desenvolve na União Européia.

Obs.: Segue um documentário sensacional da National Geographic Channel com duração de 47 minutos, vale a pena obter esse conhecimento.


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